facebook instagram youtube whatsapp

Política Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 15:05 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025, 15h:05 - A | A

em Mato Grosso

Aneel confirma audiência após cobranças da comissão especial da ALMT sobre fornecimento de energia

Assessoria
MQF

A primeira rodada de reuniões da comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em Brasília resultou em um encaminhamento concreto: representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estarão em Mato Grosso para participar de uma audiência pública ou reunião da comissão e ouvir diretamente da população as queixas sobre a prestação do serviço de energia elétrica no estado.

No encontro com o diretor da Aneel, Fernando Mosna, os deputados estaduais apresentaram as falhas recorrentes no atendimento da concessionária Energisa e pediram que o órgão seja mais rigoroso na análise do pedido de renovação da concessão, que vence em 2027.

“Viemos aqui com o objetivo de sermos auxiliados pela agência reguladora, até porque a Energisa tem um histórico de descumprimento de decisões. Não queremos interromper a concessão ou fazer nova licitação, mas exigimos qualidade no serviço prestado pelo preço que é pago e pelo lucro que a empresa tem. Hoje, praticamente um terço do lucro líquido da Energisa vem de Mato Grosso e não temos essa proporcionalidade no atendimento. Se houvesse um plebiscito, não sei se a empresa teria sequer 10% de aprovação da população”, afirmou a deputada Janaina Riva (MDB).

O deputado Wilson Santos (PSD), vice-presidente da comissão, destacou a abertura de diálogo no Ministério de Minas e Energia. “O ministro Alexandre Silveira nos atendeu muitíssimo bem e se comprometeu a reservar um tempo para que a Assembleia elabore suas prioridades em relação à expansão do sistema e às correções que a Energisa deve fazer no estado”, disse.

O senador Wellington Fagundes (PL) também reforçou a importância da mobilização conjunta. “Vamos fazer um trabalho em parceria com a comissão de infraestrutura do Senado e a Assembleia Legislativa”, afirmou.

O ministro Alexandre Silveira destacou a relevância estratégica de Mato Grosso para o país e garantiu apoio às demandas apresentadas. “É fundamental ouvir os legítimos representantes da sociedade, aqueles que estão mais próximos e sabem da real necessidade. Mato Grosso cresce, precisa levar energia ao campo, à indústria, gerar emprego e renda. Queremos trabalhar para que a renovação da concessão traga melhoria na qualidade do serviço prestado ao povo mato-grossense”, afirmou.

A comissão especial da ALMT é presidida pelo deputado Max Russi (PSB) e tem como vice o deputado Wilson Santos (PSD). Também compõem o grupo os deputados estaduais Janaina Riva (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Chico Guarnieri (PRD), Valdir Barranco (PT), Júlio Campos (União) e Eduardo Botelho (União).

Participaram das agendas os deputados estaduais Janaina Riva (MDB),  Faissal Calil (Cidadania), Chico Guarnieri (PRD), Valdir Barranco (PT) e Eduardo Botelho (União), além do senador Wellington Fagundes (PL).

  >> ACESSE NOSSO CANAL DO WHATSAPP <<  

Comente esta notícia

, 17 de Setembro de 2025