A Praça Alencastro, no centro de Cuiabá, será novamente ocupada pela diversidade e sabor da produção rural nesta segunda-feira (12), das 15h às 20h, durante a 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária. Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), o evento visa fomentar a economia local, incentivar hábitos alimentares saudáveis e dar visibilidade ao trabalho dos pequenos produtores da região.
Mais de 40 expositores estarão presentes, oferecendo uma ampla gama de produtos cultivados e manufaturados por agricultores familiares, como frutas, verduras, hortaliças, pães, doces, queijos, mel, além de peças de artesanato. A iniciativa não apenas movimenta o comércio local, como também estreita os laços entre o campo e a cidade.
“O pequeno produtor precisa reverter o seu produto em renda. Se ele não consegue, não obtém sustento para a família. A realização de eventos como este viabiliza a comercialização direta, sem atravessadores, o que possibilita um ganho melhor”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa.
Além de proporcionar renda, a feira também cumpre um papel educativo e institucional. A Smat irá incentivar os participantes que ainda não possuem certificação a buscar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte de Mato Grosso (SIAPP/MT), mecanismos importantes para garantir qualidade e ampliar mercados para pequenas agroindústrias.
De acordo com o coordenador técnico de Agricultura e Abastecimento da Smat, Luís Alberto Rodrigues Leite, a feira tem atraído cada vez mais produtores de municípios do Vale do Rio Cuiabá. “Estamos na quinta edição, e todas têm sido um sucesso. Vamos ampliando cada vez mais a participação de produtores da região, como os de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e outras localidades vizinhas”, relatou.
Com o objetivo de aumentar o alcance da iniciativa, a Smat programou a realização da feira duas vezes por mês, sendo uma na Praça Alencastro e outra na Praça da República, consolidando o calendário fixo do evento no circuito econômico da agricultura familiar de Cuiabá.
Gostaria que eu elaborasse uma versão com foco mais institucional ou mais voltada ao impacto social do evento?