O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda-feira (26), uma atualização no Sistema Valores a Receber (SVR) que promete facilitar a recuperação de recursos financeiros esquecidos por cidadãos e empresas. A partir desta terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores que estejam disponíveis no sistema.
“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, esclareceu o BC em nota oficial.
O SVR reúne valores deixados por titulares em instituições financeiras, como contas encerradas com saldo positivo, tarifas cobradas indevidamente ou cotas de consórcios não procuradas. Com a nova funcionalidade, o objetivo é tornar o processo mais prático e acessível. “A ideia é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, destacou a instituição.
A adesão à nova funcionalidade é opcional e está disponível exclusivamente para pessoas físicas que possuam chave Pix do tipo CPF. Para habilitar o serviço, é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro, além da verificação em duas etapas ativada. “Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, orientou o BC.
A liberação dos valores será feita diretamente pela instituição financeira na conta vinculada ao CPF cadastrado. O Banco Central informou que não enviará notificações sobre valores liberados, reforçando a importância da atualização cadastral e do uso da chave Pix correta.
Por fim, o BC alertou que instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix ainda exigirão o procedimento manual para liberação dos recursos. “Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, concluiu o órgão.