Entre os nomes cotados está o de Clóvis Figueiredo Cardoso, reconhecido por sua atuação na vida pública e por sua trajetória marcada pelo diálogo, pela defesa da agricultura familiar e pelo compromisso com a transparência. Com vasta experiência na Agricultura Familiar, Clóvis já esteve à frente do Incra, do Intermat e por duas vezes foi secretário da Sedraf, cargos que reforçam sua bagagem administrativa e capacidade de articulação.
Clóvis Cardoso é também um dos braços direitos do ex-deputado federal Carlos Bezerra, referência política de longa data, e conta com a confiança de lideranças como a deputada Janaína Riva. Ambos destacam sua experiência, credibilidade e capacidade de articulação como diferenciais importantes para o fortalecimento do partido.
O afastamento de Clóvis Cardoso da Secretaria de Agricultura Familiar ocorreu por questões de saúde, após exames que constataram risco de vida. Logo após a exoneração, sofreu um infarto, exigindo dedicação total à sua recuperação. Agora, plenamente restabelecido, Clóvis volta a ser lembrado por lideranças políticas e comunitárias como um nome estratégico para o MDB.