Nesta sexta-feira (22/12), foi anunciada a nomeação de Neri Geller para o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Será a terceira vez que Geller assume a liderança dessa área da pasta.
A Secretaria de Política Agrícola (SPA) estava com o posto vago desde o início de 2023, sendo interinamente ocupada por Wilson Vaz de Araújo, servidor de carreira e diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário.
A nomeação de Neri Geller ocorre uma semana após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter a decisão que cassou seu mandato de deputado federal no ano passado, tornando-o inelegível por oito anos. O impedimento legal, que se estendia ao assumir qualquer cargo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi superado com a recente decisão do tribunal.
Geller, ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal, já comandou a SPA em duas ocasiões anteriores: em 2013, durante a gestão de Mendes Ribeiro Filho, e de 2016 a 2018, sob a liderança de Blairo Maggi.
Mesmo sem cargo oficial, Geller manteve participação nos bastidores do Ministério da Agricultura em 2023, frequentando reuniões ministeriais e contribuindo para a elaboração do Plano Safra 2023/24.