facebook instagram youtube whatsapp

Política Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024, 16:19 - A | A

Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024, 16h:19 - A | A

em 2024

Presidente da AMM alerta para queda de arrecadação dos municípios

Assessoria
MQF

O último ano de mandato será desafiador para os prefeitos, que devem enfrentar perda de arrecadação e outras dificuldades em 2024. O alerta foi feito pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, que assumiu o cargo nesta quarta-feira (3), em Assembleia Geral Extraordinária realizada pela instituição de forma presencial e on-line.

Bortolin destacou que deve haver perda na arrecadação não só em relação a repasses constitucionais, mas também devido ao recuo na produção agrícola que vai impactar diretamente os municípios. O dirigente destacou a projeção de perda de cerca de R$ 1,2 bilhão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para o estado, refletindo  na cota-parte repassada aos municípios.  “Será um ano difícil e temos que ampliar o apoio aos prefeitos para o fechamento das contas públicas neste último ano de mandato”, assinalou.  

Para auxiliar os prefeitos no enfrentamento das dificuldades, a nova gestão pretende elaborar estudos, em parceria com o Tribunal de Contas, para melhorar a arrecadação própria das prefeituras, fortalecer a capacitação e aprimorar serviços, auxiliando na captação de recursos e gerenciamento de convênios, entre outras ações. 

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 14 de Julho de 2024