Estimativas apontam que, até 2060, 25% da população brasileira terá 60 anos ou mais. Com isso, a busca por estilos de vida mais saudáveis e atividades físicas adequadas para os idosos tem aumentado significativamente. O beach tennis, em particular, está se destacando como uma das modalidades esportivas preferidas de quem já passou dos 60 anos, oferecendo uma combinação de exercícios aeróbicos e de resistência que podem ajudar a reduzir o impacto de doenças crônicas associadas ao envelhecimento.
"O beach tennis não só promove um envelhecimento saudável através da melhoria da capacidade física e do fortalecimento muscular, mas também traz benefícios psicológicos, como a redução do estresse e a melhoria da qualidade de vida", diz o fisioterapeuta Helder Montenegro.
Ele descreve o esporte como um ambiente vibrante e social que é especialmente adequado e atraente para a terceira idade - proporcionando não apenas um exercício físico adequado, mas também uma oportunidade de interação social e diversão. "Com a devida preparação e precaução, o beach tennis se apresenta como uma excelente opção para quem busca manter-se ativo e saudável para o público", afirma.
A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBT) ainda não possui um número estimado de praticantes do esporte na terceira idade, mas afirma que a quantidade de centros especializados pelo país teve um aumento de 50% em 2023. Segundo suas estimativas, o CBT aponta que o número de praticantes tenha quase triplicado nos últimos três anos, para 1,1 milhão em 2023, um aumento de 175%.