O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso elegeu, nesta quinta-feira (12), dois novos desembargadores para a Corte. A juíza Gabriela Knaul Albuquerque e o juiz Sergio Valério foram escolhidos em sessão administrativa e tomarão posse nesta sexta-feira (13), às 14h, no Plenário 1 do TJMT, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube.
Sergio Valério foi eleito por unanimidade pelo critério de antiguidade, conforme o Edital nº 138/2025. Com mais de três décadas de atuação na magistratura, o novo desembargador destacou a experiência prévia no Tribunal e afirmou que chega com a expectativa de “continuar fazendo justiça”, mantendo a linha de atuação que marcou sua carreira como juiz.
Já Gabriela Knaul Albuquerque foi escolhida pelo critério de merecimento, com 31 votos, para a vaga reservada exclusivamente a mulheres, conforme previsto no Edital nº 135/2025. A magistrada ressaltou que a função jurisdicional permanece a mesma, porém com responsabilidade ampliada, exigindo técnica, sabedoria e sensibilidade no exercício do cargo.
O procedimento segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que, por meio da Resolução nº 525/2023, regulamenta a metodologia de promoção com recorte de gênero. A vaga por merecimento foi aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião de Moraes Filho, enquanto a vaga por antiguidade decorre da aposentadoria do desembargador Sebastião Barbosa de Farias, ambos ao completarem 75 anos, idade-limite para o exercício da magistratura.
Com a posse, o Judiciário de Mato Grosso passa a contar com 39 desembargadores, sendo 13 mulheres.
Trajetórias
Sergio Valério ingressou na magistratura mato-grossense em janeiro de 1992, após aprovação em concurso para juiz substituto, sendo promovido a juiz de Direito em 1994. Natural de Américo Campos (SP), atuou em diversas comarcas do estado, como Cuiabá, Tangará da Serra, Diamantino, Porto dos Gaúchos, Alta Floresta e Barra do Garças. Atualmente, é titular da 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Cuiabá.
Gabriela Knaul Albuquerque iniciou sua trajetória na magistratura de Mato Grosso em 1999, como juíza substituta, sendo promovida a juíza de Direito em 2001. Natural de Florianópolis (SC), atuou em comarcas como Poconé, Diamantino, Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Cuiabá. Na Capital, exerceu funções em núcleos de Justiça Digital, na Turma Recursal Única e no Juizado Especial da Fazenda Pública, além de ter sido juíza auxiliar do CNJ e colaboradora da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, está designada como juíza auxiliar da Presidência do TJMT.



