O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), usou suas redes sociais para se desculpar publicamente por ter se referido à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como “bosta” durante uma entrevista. No entanto, apesar do pedido de desculpas, o gestor manteve críticas à condução ideológica da instituição e à postura da reitora.
Abílio afirmou que sua fala foi motivada por indignação com a militância política dentro da universidade e com o que chamou de “partidarização das redes sociais da UFMT”. Ele criticou diretamente uma declaração atribuída à reitora, que, segundo o prefeito, teria dito que "ensina a enfrentar a extrema direita" dentro da universidade.
“Assim como não cabe a mim, na condição de prefeito, ofender a Universidade, também não cabe à reitora fazer esse papel”, afirmou. O prefeito também destacou que foi o deputado de direita que mais destinou emendas para a UFMT e o IFMT, reforçando sua ligação com a educação pública federal.
Abílio finalizou propondo um recomeço na relação institucional com a universidade: “Vamos melhorar nosso relacionamento e as coisas vão dar certo, tanto para Cuiabá quanto para o Brasil inteiro”.