O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quinta-feira (11.12), a construção de 404 unidades habitacionais no município de Nova Marilândia, dentro do Residencial Vida Nova. As novas moradias serão viabilizadas por meio do SER Família Habitação – Entrada Facilitada, programa liderado pela primeira-dama Virginia Mendes, que garante subsídio estadual de até R$ 35 mil para que as famílias consigam pagar a entrada dos imóveis. O restante será financiado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida, possibilitando parcelas mais acessíveis.
As obras estão previstas para começar logo após o período de chuvas, entre fevereiro e março de 2026, e a expectativa é que a primeira etapa seja entregue ainda no mesmo ano.
“O Governo de Mato Grosso tem hoje um importante e consistente programa de construção de casas populares. Essa ajuda no valor da entrada faz com que o restante financiado tenha parcelas que caibam no bolso da maioria dos trabalhadores. É uma forma de realizar sonhos e atrair pessoas para o nosso estado, que precisa de mão de obra”, afirmou o governador.
Mauro Mendes também ressaltou o impacto econômico e social das obras. “A construção dessas casas movimenta a mão de obra, gera emprego, fixa famílias e cria condições para o desenvolvimento. Mato Grosso é um estado enorme, com 142 municípios, e é fundamental que as políticas públicas cheguem para todos. Queremos crescer, mas, acima de tudo, desenvolver”, completou.
O prefeito de Nova Marilândia, Jefferson Souto, destacou que a iniciativa chega em um momento de forte expansão produtiva do município e irá fortalecer ainda mais esse ciclo. “Representa uma grande transformação para o nosso município. Somos uma cidade produtiva, com indústrias que geram empregos não só para nossa população, mas para toda a região. E essas 404 casas vêm para equilibrar a economia, fortalecer o comércio, trazer estabilidade social e transformar vidas. A casa muda a realidade de uma família e também muda a cidade”, afirmou.
Segundo o prefeito, os efeitos positivos das parcerias com o Estado já são percebidos no dia a dia. “O Governo tem nos ajudado muito: escolas, pavimentação, unidade de saúde, e agora esse grande investimento em habitação. Estamos preparados para esse novo momento que Nova Marilândia vai viver”, acrescentou.
O presidente da MT Par, Wener Santos, enfatizou que o subsídio destinado a municípios com menos de 30 mil habitantes tem ampliado o alcance do SER Família Habitação. “Estamos falando de 400 casas em um município de 3.500 habitantes. Isso só é possível porque o programa, liderado pela primeira-dama Virginia Mendes e conduzido pelo governador, foi aperfeiçoado para atender cidades menores. Nova Marilândia está industrializando, precisa de mão de obra e precisa de moradia. Muitas pessoas trabalham aqui, mas moram em cidades vizinhas porque não há residências suficientes”, explicou.
Wener também destacou a prática do governo de entregar obras antes do prazo e lembrou que mais de 30 mil unidades habitacionais já foram viabilizadas desde 2019. “Mato Grosso cresce rápido e estamos desafiando as construtoras a entregarem antes. Já tivemos obras entregues um ano e até um ano e meio adiantadas. Em Nova Marilândia, queremos iniciar logo após as chuvas e entregar a primeira etapa até o fim do ano”, disse.
O ex-senador e presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, que atua como empresário na região, destacou a importância das moradias para os trabalhadores da agroindústria. “Hoje a cidade tem indústrias que trabalham com algodão, peixes, frigorífico de gado, ração e laticínios. Todas sofrem com a falta de mão de obra, sendo que muitos funcionários buscam moradia nas cidades vizinhas e chegam a passar até 1h30 no transporte. Assim, as novas casas vão trazer mais qualidade de vida e atrair novos trabalhadores e indústrias para a região”, avaliou.
Também participaram do anúncio Dom Vital, bispo da Arquidiocese de Cuiabá, e o padre João Paulo Moreira, pároco de Nova Marilândia.





